A Água
Focada no elemento ÁGUA, a estratégia de atuação da Fundação Luso assenta em três princípios base, que orientam a sua ação:
A água que bebemos traz grandes benefícios para a Saúde e para o Bem-estar.
- A Água faz parte do nosso património natural e Cultural.
- No Luso nasce a Água Mineral Natural preferida pelos portugueses
A Água Mineral Natural de Luso, é natural da Serra do Bussaco, data de 1852, e é uma das marcas mais antigas e reconhecidas de Portugal.
A Água foi primeiramente reconhecida pelas suas propriedades termais à emergência, devido à sua temperatura de 28º e CO2. Por esta razão e considerando as suas propriedades terapêuticas é indicada para tratamento de algumas patologias do sistema renal, circulatório e respiratório.
Em 1903, Dr. Charles Lepierre realiza pela primeira vez, uma análise bacteriológica à Água Mineral Natural de Luso e classifica-a de “Puríssima” ou "Água muitíssimo pura". Após captação, armazenamento e processo de engarrafamento, as propriedades termais da água já se dissiparam e, por isso, pode ser consumida por todos, sem restrições.
A Água Mineral Natural de Luso é um recurso de exceção. Tem origem na infiltração da água da chuva nas rochas. O percurso subterrâneo é muito longo e lento na Água de Luso e dura cerca de 1000 anos a centenas de metros de profundidade. Isto faz com que tenha uma pureza original e por isso é isento de qualquer tratamento químico. Tem uma origem identificada e protegida e é engarrafada no local de captação.
A Água de Luso tem sido ao longo dos tempos reconhecida, a nível nacional através da distinção das Marcas de Confiança, a nível internacional, no concurso Monde Selection de la Qualité, com o mais alto galardão, a Grande Medalha de Ouro.